Saturday 19 October 2019

O ENIGMA DA FELICIDADE

Texto extraído de uma palestra de Huberto Rohden

"Quem possui e alimenta em seu interior, o desejo e a atitude plena de servir e ser bom, não precisa procurar a felicidade ao seu redor. A felicidade existe sim, mas não fora de nós, onde em geral a procuramos, mas dentro de nós mesmos, onde raras vezes a encontramos."

Que coisa estranha!
Apesar do inevitável sofrimento, pode haver verdadeira felicidade na vida terrestre.
Que estranho paradoxo!
Agora, quem confunde gozo com felicidade não tem solução para este enigma. E a imensa maioria dos seres humanos não sabe nada de felicidade. Conhece gozo e conhece sofrimento, nada sabe de felicidade, porque gozo e sofrimento são das coisas do nosso ego. Felicidade não pertence ao nosso ego. E como a maior parte das pessoas nunca sai da periferia do seu ego, não sabe nada de felicidade. E dizem que é impossível ser feliz neste mundo porque é impossível evitar sofrimentos.
Esta é a eterna confusão entre os seres humanos. Esquecem que é importante aventurarmos à uma zona além das periferias do ego. Isto é a única coisa necessária, porque todos nós queremos ser felizes, que devemos e podemos ser felizes, contanto que descubramos uma fonte de felicidade, muito além das periferias superficiais do nosso ego físico, mental e emocional, pois dentro da zona do ego não há verdadeira felicidade. Há somente sofrimento ou gozo que não devemos confundir com felicidade.
Diz o nosso ego: Na vida humana existe somente um pouco de gozo e muito sofrimento. E você me vem falar de felicidade? Onde está a felicidade? Se eu estou doente, onde está a felicidade? Se o meu filho morreu, se minha mulher morreu, se o marido morreu, meus pais morreram, onde é que está a felicidade? Uma verdadeira tragédia onde eu não posso ressuscita-los, eu não posso visita-los, não me fale em felicidade, isto é uma ilusão, uma utopia.
E, no entanto o nosso verdadeiro destino é ser feliz. Não depois da morte, mas agora... aqui e para sempre. A felicidade não pode começar depois da morte, ela deve acompanhar a vida inteira. Mas a vida inteira está sujeita a circunstâncias desfavoráveis. Não tem nada a ver com a nossa felicidade.
As circunstâncias desfavoráveis não me podem dar infelicidade e as circunstâncias favoráveis não me podem dar felicidade.
Felicidade! A natureza quer isto, Deus quer isto e nós devemos realizar isto. É obrigatório que cada um realize a sua felicidade hoje, amanhã, para todo e sempre; aqui e em toda parte. É o nosso destino, sem isto não somos seres humanos verdadeiros.
No entanto, quase ninguém é feliz, quase todas as pessoas são infelizes; fala-se muito mais em infelicidade do que em felicidade. Quer dizer que 99% dos seres humanos não descobriu a verdade sobre si mesmo, pois onde não existe autoconhecimento, não existe felicidade.  Quem não descobre a verdade sobre si mesmo pode gozar e sofrer, mas nunca pode ser feliz; ou seja, que não se consegue a autorrealização. Auto conhecimento e autorrealização é felicidade. Não existe nenhuma autorrealização que não seja pura felicidade.
De maneira que estamos diante deste grande impasse, deste grande enigma, deste grande ponto de interrogação.
Como realizar a nossa felicidade, o nosso destino verdadeiro, a nossa autorrealização aqui e agora? Porque não se trata de fazer isto depois da morte. Trata-se de fazer aqui e agora, ao menos no princípio.
Temos que começar agora a sermos felizes. Agora temos que nos realizar - agora nós temos que cumprir nosso destino.

No comments:

Post a Comment