Saturday 2 May 2015

JESUS FUNDOU ALGUMA IGREJA?

 
 
Sim - e não.
 
Depende do que se entende por igreja.
 
A palavra grega ekklesia, e o vocábulo latino ecclesia, ocorrem repetidas vezes no Evangelho. A tradução portuguesa é igreja.
 
Mas o que se entende por igreja nos dias de hoje, é algo totalmente diferente do sentido primitivo desta palavra. Igreja é para nós, uma organização hierárquica, com seu chefe humano e com sua constituição jurídica. Tomás de Aquino define a igreja como uma sociedade perfeita, dotada de poder executivo, legislativo e judiciário. A igreja, segundo esse conceito teológico, desenvolvido desde o quarto século, é uma organização estatal, cujo funcionamento obedece às mesmas normas de qualquer outro governo.
 
Este é o aspecto jurídico-legal da igreja visível.
 
No Evangelho, porém, a palavra igreja nada tem a ver com este conceito. Todo o Evangelho de Jesus, o Cristo, gravita em torno do conceito central do "reino de Deus", ou o "reino dos céus" - e esse reino coincide exatamente com o que o Evangelho entende por igreja, mas a igreja invisível.
 
O quinto evangelho do apóstolo Tomé, encontrado no Egito por beduínos em 1945, e traduzido em muitas línguas, trata explicitamente deste reino de Deus, no mundo e no homem, dessa igreja verdadeira, interna, real, invisível.
 
Jesus nega explicitamente que o reino de Deus possa ser descoberto pelo cumprimento e obediência de regras e dogmas; que o reino de Deus tenha uma localização geográfica e possamos indicar neste ou naquele endereço dizendo: -"Aqui está o reino dos Céus".
 
Depois, resumindo tudo, termina ele: -"O reino de Deus está dentro de vós".
 
A tradução "está entre vós", como se fosse um fenômeno apenas social, é falsa; tanto o texto grego do primeiro século como o texto latino posterior dizem "está dentro de vós", i.e., no interior da alma humana. Com isto, Jesus nega que se trate de uma organização social.
 
O reino de Deus existe potencialmente em toda a creatura humana, e o homem tem de conscientizar e desenvolver este reino.
 
A verdadeira igreja de Jesus nada tem que ver com uma organização social ou jurídico-legal.
 
Por que então foi fundada a igreja visível?
 
A igreja visível foi fundada pelos homens, pelos teólogos, e pode coexistir com a igreja invisível, assim como o corpo é o aspecto material da alma espiritual. Mas seria absurdo dizer que a alma tem cabeça, pernas, braços, etc.
 
A alma ou essência da igreja é o reino interno em cada indivíduo; o corpo ou a existência da igreja, pode ser uma sociedade visível, contanto que esta não procure ser superior àquela, mas viva em perfeita harmonia como manifestação visível da igreja invisível. Em caso de conflito entre o corpo da igreja e a alma da igreja devemos abandonar o corpo e afirmar somente alma.
 
A alma invisível do reino de Deus pode manifestar-se através de vários corpos visíveis - contanto que não haja identificação entre a alma e o corpo, entre o reino interno e a organização externa.
 
Sendo que o grosso da humanidade é espiritualmente imatura, aparece a mensagem metafísica de Jesus em forma de pedagogia infantil, como é toda a teologia. Essa interpretação pedagógica da sua mensagem cósmica é um mal necessário, porque a maior parte da humanidade não está, e nem nunca esteve em condições de compreender e assimilar o espírito do reino invisível - mas é melhor que as massas pouco evoluídas espiritualmente tenham uma disciplina pedagógica, do que ficar sem ela.
 
Já no primeiro século escrevia Paulo de Tarso aos cristãos: "Aos que, entre vós, são infantes em Cristo, dei-lhes leite para beber - mas aos que são adultos em Cristo, dei-lhes comida sólida".
 
Vinte séculos não foram suficientes para que muitas dessas crianças se tornassem adultas em espírito. A evolução vai com passos mínimos em espaços máximos.
 
Infelizmente, muitos chefes cristãos tem interesse - social, político e financeiro - em manter a cristandade no seu estágio infantil de obediência cega, porque nenhum chefe pode governar homens espiritualmente adultos. A adultez espiritual é autônoma e auto-determinante, e não obedece servilmente a ordens estabelecidas por necessidades e paixões. Se toda a cristandade estivesse espiritualmente adulta, não haveria necessidade da existência de uma igreja visível, porque a igreja é essencialmente invisível, o reino de Deus dentro do homem. Na razão direta que crescer a Cristocracia, descerá a clerocracia. E, quando a Cristocracia tiver atingido 100, a clerocracia descerá a 0.
 
Parece que João, no Apocalipse, previu essa Cristocracia triunfante, quando escrevia: "Haverá um novo céu e uma nova terra, e o reino de Deus será proclamado sobre a face da terra".
 
Os chefes espirituais podem e devem ser orientadores do povo, como setas indicadoras no meio do caminho, mas não intermediários entre o homem e Deus. Mas, para ser orientador e guia para outros, deve o homem ter realizado em si mesmo o reino de Deus. Do contrário, será um "guia cego guiando outros cegos".
 
Não basta dizer e fazer - é necessário ser, em espírito e verdade, aquilo que recomendamos aos outros.
 
 
Texto extraído do livro Que vos Parece do Cristo?

No comments:

Post a Comment