Monday 24 May 2021

O DEUS EM QUE EINSTEIN ACREDITAVA

O que era Deus para Albert Einstein?

Albert Einstein, esse brilhante homem da ciência, universal, visionário, humanista e místico, quando fazia suas palestras e conferências nas numerosas universidades, era com frequência perguntado: “Senhor Einstein, o senhor acredita em Deus?”

E ele respondia: “Eu creio no Deus de Espinosa”.

No entanto, quem nunca tinha lido Espinosa, ficava sem entender.

Benedito de Espinosa (1632-1677) foi um filósofo holandês considerado um dos três grandes racionalistas da filosofia do sec. XVII, assim como Descartes e Leibniz; no racionalismo se prioriza a razão como caminho para se encontrar a Verdade.

Este é o Deus, Intuição ou Natureza, segundo Espinosa:

Deus teria dito: “Deixes imediatamente de estar rezando e dando golpes no peito. O que quero, é que saias ao mundo a colher os seus frutos. Quero que gozes, que cantes, que te divirtas, que desfrutes de tudo que te apresentei neste mundo. Deixes de ir a esses templos lúgubres, escuros e frios que tu mesmo construíste e que dizes que são a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nas praias. Aí é onde eu moro e expresso o meu amor por ti.

Deixes de me culpar por tua vida miserável. Eu nunca te disse que tinhas algo de mau em ti, ou que eras um pecador ou que tua sexualidade fosse algo reprovável. O sexo é um presente que te dei para expressar o teu amor, teu êxtase, tua alegria.

Portanto, não me culpes por tudo o que o tenham feito acreditar.

Deixes de estar lendo supostas escrituras sagradas que nada tem a ver comigo. Se não consegues ler a minha presença num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teus filhos, não me acharás em nenhum livro.

Confie em mim, tenha fé na minha existência, que eu faço o meu trabalho, mas não sejas petulante a ponto de exigir como devo fazer esse meu trabalho.

Pare de ter medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me enraiveço, nem me incomodo e nem castigo. EU SOU PURO AMOR.

Como posso te castigar por seres como és se foi eu quem te creou?

Acreditas que eu construí um lugar no Cosmos para julgar todos os meus filhos que não se comportaram, castigando-os por toda a eternidade?

Por favor... cuidado com qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de leis. Essas leis são armadilhas para te controlar e manipular e que só servem para induzir culpas em ti.

Que classe de deus pode fazer isso?

Respeite os teus semelhantes. Não faças aos outros aquilo que não queres para ti mesmo. A única coisa que te peço é que ponhas atenção em tua vida, que te vigies, que teu estado de alerta seja teu guia.

Minha amada creatura... esta vida não é uma prova nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um teste e nem um prelúdio ao paraíso. Esta vida neste momento, é a única que tens, aqui e agora, e é a única coisa que necessitas.

Eu te criei absolutamente livre.

Não existem prêmios e nem castigos, não existem pecados e nem virtudes. Ninguém carrega consigo uma tabela ou um registro dos teus atos, reações e atitudes, para depois te julgar. Tu és absolutamente livre para criar em tua vida, um céu ou um inferno, lembrando que: o que em sua vida você plantar, serás obrigado a colher.

Eu não poderia dizer se há algo depois desta vida. Mas posso te dar um conselho: Vive como se não existisse mais nada, como se esta fosse a tua única oportunidade de desfrutar, de amar, de existir. Desta maneira, se não há nada depois desta vida, terás a oportunidade de desfrutar o que te dei. E, se houver, eu te asseguro que não vou perguntar: Gostastes, te divertistes, o que mais desfrutastes, o que aprendestes?

Pare de estar acreditando em mim. O crer é vago, é supor, é adivinhar, imaginar...

Eu não quero que acredites em mim. Eu quero que me sintas em ti. Quero que quando beijas tua amada, quando vestes teus filhos, quando acaricias um outro ser humano ou não, quando tomas um banho de mar, sinta em tudo a minha presença e a presença de tudo em ti.

Evites de estar me louvando!

Que tipo de deus ególatra crês que eu sou? Me aborrecem quando me louvam. Me cansa quando me agradecem. Se te sentes agradecido, agradeças em se cuidando... da tua saúde, de tuas relações com o mundo. Se te sentes admirado, emocionado, expressa tua alegria. E essa é a maneira de me louvar.

Pare de complicar as coisas, de repetir constantemente aquilo que te ensinaram a meu respeito.

A única coisa segura é que tu estás aqui, que estás vivo e que este mundo está cheio de maravilhas.

Para que necessitas de mais um milagre? Mostre apenas, gratidão a tudo... pois tudo conspira a teu favor.

Para que tantas explicações?

Não me busques fora, pois não me encontrarás. Me busque dentro de ti. Aí é onde estou... pulsando em ti!”

No comments:

Post a Comment