Tuesday 24 August 2021

O QUE SE ENTENDE POR PECADO E REDENÇÃO?

O pecado é uma voluntária inversão das leis eternas. Essa inversão só acontece pela ilusão que o ego tirânico provoca no homem. Mas, quando a verdade do Eu supera a ilusão do ego, surge então a redenção do homem; portanto, o pecado é a vitória do nosso ego luciférico e a derrota do nosso Eu crístico ... o sibilo da serpente, derrotando o sopro de Deus. Quando no primeiro homem a serpente do ego derrotou o sopro divino do Eu, o homem cometeu o primeiro pecado, porque as imutáveis leis cósmicas exigem a vitória do Eu sobre o ego. 

Pecado e redenção são atributos da própria natureza humana; o homem é derrotado pelo seu ego, e é vitorioso pelo seu Eu, e, graças a seu livre arbítrio, o homem é responsável tanto por sua derrota ou pecado, como por sua vitória ou redenção. Tanto o Lúcifer como o Logos, tanto o diabo da perdição como o Cristo da redenção, estão dentro do homem, e compete ao homem fazer triunfar o seu Eu crístico sobre o seu ego luciférico. O Lúcifer interno e o Cristo interno do próprio homem são os fatores do pecado e da redenção.

O ego pecador deve sofrer pela inversão das leis divinas em sua natureza humana; deve integrar-se voluntariamente no Eu Divino, e, como toda a integração do ego no Eu equivale a uma desintegração do ego, o homem não pode redimir-se sem essa morte do ego.

--- “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só (ego); mas se morrer, dá muito fruto (Eu).” Joao 12:24

--- “Aquele que não tem ideia de “eu” e “meu” tanto para sua mente e corpo, aquele que não se entristece por aquilo que ele não tem, ele é, de fato chamado aquele que vive uma vida santa, transcendendo tanto mérito e demérito, e caminha com compreensão neste mundo.” Dhammapada 367

--- “São livres para sempre todos que renunciam aos desejos egoístas e rompem com o ego-jaula do “eu sou” e “isto é meu” vão estar unidos com o Senhor. Alcançar isso, é passar da morte para a imortalidade.” Bhagavad Gita 2,71

No comments:

Post a Comment