Monday 23 August 2021

MEDITAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO

Meditação e contemplação não constituem privilégio para uma pequena elite de super-homens; elas são acessíveis a qualquer ser humano normal. No entanto, é necessário que as potencialidades que se encontram dormentes para o desenvolvimento dessas atividades, sejam despertadas.

Não se deve pensar que os exercícios para meditação e contemplação visem apenas a porção da vida espiritual do homem: eles beneficiam todas as atividades humanas, mesmo as que não parecem estar relacionadas. O comerciante, o industrial, o cientista, o magistrado, o estadista, o operário, o estudante, a dona de casa – todos verificarão que o encontro com o seu Eu divino traz reais benefícios a todas as atividades da vida humana.

 

Se o esforço é grande, o resultado desse trabalho será ainda maior!

 

Quem uma vez saboreou esses resultados, se considera regiamente recompensado por todo seu trabalho.

 

Entre os resultados colhidos pelo exercício de interiorização se contam, entre outros, os seguintes:

 

- Segurança interior,

- Certeza de todas as dúvidas,

- Tranquilidade de espírito,

- Paz de alma,

- Agudez mental,

- Independência de opiniões alheias,

- Permanente alegria de viver,

- Benevolência para com todos os seres,

- Felicidade em pleno sofrimento,

- Certeza da imortalidade na vida presente.

 

O propósito da meditação e contemplação é, unicamente, crear no homem essa consciência nítida: o Pai está em mim, e eu estou no Pai ... De mim mesmo (pelo meu ego humano), nada posso fazer; quem faz as obras é o Pai que está em mim (meu Eu divino).

 

Uma vez creada, em profunda solidão, essa consciência do Eu divino, todos os setores do ego humano serão permeados, pouco a pouco, pelo fermento do reino de Deus no homem até ficar tudo levedado.

Texto revisado, extraído do livro Rumo à Consciência Cósmica

No comments:

Post a Comment