Monday 7 December 2020

O ENIGMA DA FELICIDADE

Que coisa estranha!

Apesar do inevitável sofrimento, pode haver verdadeira felicidade na vida terrestre.

Que estranho paradoxo!

Agora, quem confunde gozo com felicidade não tem solução para este enigma. E a imensa maioria dos seres humanos não sabe nada de felicidade. Conhece gozo e conhece sofrimento, nada sabe de felicidade, porque gozo e sofrimento são das coisas do nosso ego tirânico. Felicidade não pertence ao nosso ego. E como a maior parte das pessoas nunca sai da periferia do seu ego, não sabe nada de felicidade. E dizem que é impossível ser feliz neste mundo porque é impossível evitar sofrimentos.

Esta é a eterna confusão entre os seres humanos. Esquecem que é importante aventurarmos à uma zona além das periferias do ego. Isto é a única coisa necessária, porque todos nós queremos ser felizes, que devemos e podemos ser felizes, contanto que descubramos uma fonte de felicidade, muito além das periferias superficiais do nosso ego físico, mental e emocional, pois dentro da zona do ego não há verdadeira felicidade. Há somente sofrimento ou gozo que não devemos confundir com felicidade.

Diz o nosso ego: Na vida humana existe somente um pouco de gozo e muito sofrimento. E você me vem falar de felicidade? Onde está a felicidade? Se eu estou doente, onde está a felicidade? Se o meu filho morreu, se minha mulher morreu, se o meu marido morreu, meus pais morreram, onde é que está a felicidade? Uma verdadeira tragédia onde eu não posso ressuscita-los, eu não posso visita-los, não me fale em felicidade, isto é uma ilusão, uma utopia.

E, no entanto o nosso verdadeiro destino é ser feliz. Não depois da morte, mas agora... aqui e para sempre. A felicidade não pode começar depois da morte, ela deve acompanhar a vida inteira. Mas a vida inteira está sujeita a circunstâncias desfavoráveis. Não tem nada a ver com a nossa felicidade.

As circunstâncias desfavoráveis não me podem dar infelicidade e as circunstâncias favoráveis não me podem dar felicidade.

Felicidade! A natureza quer isto, Deus quer isto e nós devemos realizar isto. É obrigatório que cada um realize a sua felicidade hoje, amanhã, para todo e sempre; aqui e em toda parte. É o nosso destino, sem isto não somos seres humanos verdadeiros.

No entanto, quase ninguém é feliz, quase todas as pessoas são infelizes; fala-se muito mais em infelicidade do que em felicidade. Quer dizer que 99% dos seres humanos não descobriu a verdade sobre si mesmo, pois onde não existe autoconhecimento, não existe felicidade.  Quem não descobre a verdade sobre si mesmo pode gozar e sofrer, mas nunca pode ser feliz; ou seja, que não se consegue a autorrealização. Auto conhecimento e autorrealização é felicidade. Não existe nenhuma autorrealização que não seja pura felicidade.

De maneira que estamos diante deste grande impasse, deste grande enigma, deste grande ponto de interrogação.

Como realizar a nossa felicidade, o nosso destino verdadeiro, a nossa autorrealização aqui e agora? Porque não se trata de fazer isto depois da morte. Trata-se de fazer aqui e agora, ao menos no princípio.

Temos que começar agora a sermos felizes. Agora temos que nos realizar - agora nós temos que cumprir nosso destino.

“Quem possui e alimenta em seu interior, o desejo e a atitude plena de servir e ser bom, não precisa procurar a felicidade ao seu redor. A felicidade existe sim, mas não fora de nós, onde em geral a procuramos, mas dentro de nós mesmos, onde raras vezes a encontramos.”

_______________

Texto extraído de uma palestra de Huberto Rohden.

No comments:

Post a Comment