Monday 7 December 2020

SALVAR O TODO É SALVAR A PARTE

Quando o homem quer salvar o seu ego tirânico à custa de seu Eu, age ilogicamente, anti-matematicamente; porque é impossível salvar uma parte perdendo o Todo. Mas quando o homem salva o seu Eu, ele salva necessariamente, o seu ego.

Quem salva a planta salva também a semente, que é a própria planta em forma mais perfeita e evolvida.

Todo "pecado" é, fundamentalmente, um erro de lógica e matemática. Pecado é ignorância, dizia Sócrates. E Jesus confirma, dizendo: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Pecam porque não sabem; se soubessem não pecariam.

O pecado consiste essencialmente na absurda tentativa do homem ignorante de querer salvar o ego, sacrificando o Eu; quem salva seu Eu, salva seu ego - mas quem quer salvar o ego, sacrificando o Eu, perde tanto um como o outro.

Neste sentido, dizia Jesus: "Se alguém quiser salvar a sua vida (ego) a perderá - mas quem quer perder a sua vida (ego) por causa de mim (Eu), este a salvará".

A Verdade, quando ampla e universal, sempre teve esse aspecto paradoxal. Somente as verdades pequenas e unilaterais podem se vangloriar de não serem paradoxais. De toda verdade unilateral se pode também afirmar o contrário; porque as nossas verdades são sempre parciais, relativas.

É necessário morrer - para viver...

É necessário despossuir-se de tudo - para possuir tudo...

É necessário perder - para ganhar...

É necessário ser tolo - para ser sábio...

É necessário ser fraco - para ser forte...

É necessário esvaziar-se - para ter plenitude...

A visão parcial é ciência analítica - a visão total é sapiência intuitiva...

O penúltimo estágio da auto-realização é virtude - o último é sabedoria...

Quem é plenamente liberto de todas as servidões pode oferecer-se como servo de todos, mas quem não é liberto, fala muito em liberdade e detesta qualquer servidão como o oposto da liberdade...

Somente o homem plenamente livre pode ser voluntariamente servo...

No zênite da liberdade o homem se reduz ao nadir da servidão...

Gloriosamente livre é somente o homem que pode ser voluntariamente escravo...

Imensos são os paradoxos da Verdade Libertadora!

Texto revisado, extraído do livro Roteiro Cósmico

No comments:

Post a Comment